Páginas

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Conteúdo - Invenção do microscópio e Teoria Celular

A invenção do microscópio, em 1590, permitiu desvendar várias áreas do conhecimento no campo da Biologia. O conhecimento da célula, e dos seus constituintes, só foi possível graças ao o uso do microscópio. Os primeiros microscópios que se construíram possuíam apenas uma lente e chamavam-se, por isso, microscópios simples. Depois, associaram-se duas ou mais lentes surgindo, assim, os microscópios compostos.


Robert Hooke, em 1665, observou cortiça ao microscópio e verificou que era formada por pequenas cavidades, separadas por tabiques, a que deu o nome de células. A hipótese de que todos os seres vivos são constituídos por células foi ganhando crédito, à medida que iam sendo aperfeiçoadas as lentes, que permitiam observações mais precisas da estrutura interna dos seres vivos.


- Em 1838, Mathias Schleiden concluiu que todas as plantas eram constituídas por células e, em 1839, Theodore Shwann estendeu a generalização aos animais.
Estes dois investigadores propuseram as bases da Teoria Celular:



Teoria Celular:-A célula é a unidade básica da estrutura e da função de todos os seres vivos, isto é, todos os organismos são constituídos por células, nas quais se desenvolvem os processos vitais.
-Todas as células provêm de células pré-existentes.
-A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos.

Sem comentários: