Páginas

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Conteúdo - Reconstituindo a História da Terra

Os fósseis são os grandes fornecedores de informações para o estudo de diversos aspectos da história da Terra. Em primeiro lugar, como acabas de estudar, permitem-nos conhecer a idade relativa das rochas. Em segundo lugar, indicam-nos as características da fauna e da flora do passado e, desse modo, a evolução dos seres vivos.
Finalmente, deixam conhecer a distribuição, ao longo do tempo, dos meios marinhos e terrestres e, consequentemente, permitem a reconstituição dos ambientes passados.
O estudo dos fósseis é fundamental para explicar a evolução dos seres vivos. Através destes estudos, concluiu-se que o nosso planeta foi habitado por seres vivos diferentes dos que existem actualmente.
Enquanto uns se extinguiram, outros sofreram diversas alterações nos seus organismos ao longo do tempo, isto é, foram evoluindo. Por exemplo o fóssil de transição Ichtyostega apresenta características dos peixes e dos anfíbios actuais, sugerindo que estes últimos evoluíram a partir dos primeiros.
O estudo dos fósseis permite também reconstituir os ambientes dopassado – paleoambientes. Os fósseis fornecem informações sobre a distribuição das áreas marinhas e continentais e sobre as condições climáticas existentes no passado. Por exemplo, a presença de fósseis de corais em certas áreas actualmente emersas, leva a concluir que no passado estavam cobertas por mares de águas límpidas, pouco profundos e com temperaturas entre os 25°C e os 29 °C.
Todos os organismos vivos, tanto os actuais como os que outrora povoaram a Terra, apresentam várias características, quer externas,como o revestimento ou a forma do corpo, quer internas, como o tipo de órgãos, adaptadas ao meio em que vivem e sobre o qual nos proporcionam diversas informações. Assim, o estudo dos fósseis permite verificar, por exemplo, que em certos períodos só existiram seres vivos nos meios aquáticos, enquanto noutras épocas as plantas dominaram a Terra em ambientes pantanosos ou em grandes florestas.Para esses estudos são fundamentais os fósseis designados por fósseis de fácies . Este tipo de fósseis aparece apenas em ambientes que tiveram, no passado, condições muito específicas, fornecendo-nos importantes indicações sobre o meio em que esses seres viveram.Por exemplo, ao serem encontradas rochas com amonites podemos concluir que no passado essas rochas se formaram em ambiente marinho, mesmo que na actualidade se encontrem em zonas afastadas do mar.

Sem comentários: