Páginas

quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Notícia - Teias resistentes como aço

O projecto Isis, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, está a estudar o segredo da seda produzida por espécies de aranhas nephila. Apesar dos muitos anos de investigação, os cientistas ficaram sempre longe de decifrar a receita que dá origem a uma teia cinco vezes mais resistente do que o aço e três vezes mais elástico do que o nylon.

'É o género de aranha que produz as teias mais fortes, de cor amarelada, capazes até de apanhar pássaros em voo', explicou o biólogo Pedro Cardoso, sublinhando que 'a seda produzida pelas aranhas é objecto de estudo há vários anos, mas até agora nunca se conseguiu reproduzir'.

O laboratório onde está instalado o supermicroscópio Isis pretende ‘fotografar’ as proteínas e os biopolímeros usados no fabrico deste tecido de enormes potencialidades. 'Existem dois problemas. O primeiro, reside logo na própria aranha. Estas espécies são predadoras, com tendência para o canibalismo, e não é possível juntá-las no mesmo espaço como com os bichos da seda. Segundo, não se conhecem exactamente os mecanismos que permitem à seda solidificar de modo a formar fios com as propriedades de resistência e elasticidade desejadas. É a esta questão que o projecto Isis pretende dar resposta', referiu.

As aranhas produzem cerca de sete tipos diferentes de seda, cada uma com a sua estrutura própria de proteínas, capacidade de resistência e aplicação específica. Revelando-se o segredo destas aranhas, os cientistas acreditam que será possível criar um tecido superleve, à prova de bala, com inúmeras utilizações, desde cordas para espeleologia até à Medicina.

Portugal não tem aranhas que possam provocar a morte ao ser humano. 'Venenosas são quase todas, mas nenhuma é perigosa para o Homem. Das cerca de 800 espécies de aranha conhecidas, somente cinco não são venenosas', tranquilizou Pedro Cardoso, várias vezes mordido ao longo de mais de dez anos de trabalho com aranhas: 'A tarântula de Porto Santo é das mais agressivas em Portugal. Algumas mordem, provocam dor. Algumas feridas demoram a passar, mas nada de extraordinário.'

Apesar dos anos de investigação, nenhum cientista foi capaz de decifrar o segredo da teia de aranha. Cinco vezes mais resistente que o aço, as potencialidades são enormes.

ARANHAS NEPHILA

Número de espécies: 25

Onde se encontram: Zonas tropicais. Este género de aranha não existe na Europa.

Tamanho: Chega a atingir os 10 centímetros, mas o corpo da aranha é só de quatro.

É venenosa, mas não representa qualquer perigo para o Homem. Uma picada provoca dor e vermelhidão na zona afectada.


GLÂNDULA TUBULIFORME: Cria a seda destinada aos casulos, onde as aranhas depositam os ovos

GLÂNDULA ACINIFORME: Produz os fios necessários para envolver as presas capturadas


GLÂNDULA PIRIFORME: Esta seda funciona como cola às superfícies onde a teia será instalada


GLÂNDULA AMPOLADA PRINCIPAL: Seda utilizada na estrutura da teia e o fio de segurança


GLÂNDULA AMPOLADA SECUNDÁRIA: Produz os fios da espiral secundária


GLÂNDULA FLAGELIFORME: Fio de seda destinado à captura da presas


GLÂNDULAS AGREGADAS: Produz uma solução pegajosa que ‘prende’ a presa à teia

André Pereira

Sem comentários: