Páginas

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Notícia - Salto de vida da água para terra

Os primeiros vertebrados munidos de patas, os tetrápodes, apareceram há 397 milhões de anos, segundo indícios encontrados na Polónia e que lançam uma nova luz sobre a evolução da vida marinha para a vida terrestre, informa um artigo publicado na revista ‘Nature’.

Os indícios encontrados em sedimentos marinhos que datam do período Devoniano médio (397-385 milhões de anos), são 18 milhões de anos anteriores aos mais antigos tetrápodes descobertos até ao presente. Os animais eram provavelmente semelhantes a crocodilos e teriam tido um estilo de vida semelhante aos dos anfíbios (que só vieram a surgir milhões de anos depois).

O tamanho das pegadas indica que eles teriam mais de dois metros de comprimento. Além disso, ao contrário do que se acreditava até então, os primeiros tetrápodes não teriam vivido em lagos de água doce e deltas fluviais e sim no lodo marinho que fica a descoberto com a maré baixa ou nas lagunas de recifes de corais. O meio ambiente fluvial do Devoniano provavelmente não proporcionava aos tetrápodes recursos alimentares tão abundantes e fáceis de capturar.

Sem comentários: