Páginas

sábado, 2 de dezembro de 2017

Conteúdo - Modelo sugere que Marte teve um oceano


Há 3,5 mil milhões de anos Marte pode ter sido um planeta azul. Um modelo feito a partir da informação sobre as marcas geológicas de deltas de rios e redes hidrográfica sugere ter existido uma massa de água que cobria um terço do planeta.O oceano ficaria no Norte de Marte, teria o tamanho do Atlântico e continha um décimo da água existente na Terra. O artigo sobre o estudo foi publicado ontem na Nature Geoscience.

Os cientistas da Universidade do Colorado estudaram 52 deltas de rios que estão situados no Norte do planeta. Mais de metade destes deltas ficam a altitudes parecidas, sugerindo que os rios escorriam para o mesmo corpo de água.

Desde a década de 1980 que estudos sugerem a existência de um oceano no planeta. “A nossa investigação iniciou-se um pouco como uma piada”, disse Gaetano Di Achille à Nature, que assinou o estudo juntamente com Brian Hyneck. “Estávamos a trabalhar nesta base de dados de deltas e vales e dissemos: porque que é que não testamos a hipótese do oceano?”

Segundo os cálculos, 36 por cento do planeta estaria coberto por água num único oceano que conteria 134 milhões de quilómetros cúbicos de água. Haveria ainda vários lagos com tamanhos diferentes e um ciclo hídrico com chuva, evaporação e neve. O planeta também poderá ter tido vida.

No entanto, há cientistas que contestam esta conclusão. Apesar de tudo indicar ter havido uma grande quantidade de água no Norte de Marte, muitos dos deltas não estão à mesma altitude. Os autores argumentam que a variação da altitude dos deltas é maior na Terra. Mesmo assim, são necessárias mais provas para sustentar a teoria.

Os projectos espaciais com destino a Marte como a ExoMars (uma aposta europeia e americana para enviar um robô ao planeta) poderão dar mais contributos neste sentido. Os fenómenos que levaram ao desaparecimento desta enorme quantidade de água e a existência ou não de vida no oceano são outros mistérios a desvendar.

Sem comentários: